Thursday, June 12, 2008

Se alguém sabe de quem é essa, eu agradeceria de coração. Dizem que é do Augusto dos Anjos, mas tenho minhas dúvidas pois não encontrei ainda nas buscas que fiz pela internet. Ai vai:

Se falas por ignorância eu te perdôo.
Mas se queres abusar da minha alta prosopopéia,
Dar-te-ei um murro no alto de sua sinagoga,
Deixar-te-ei mais baixo que o solo pátrio,
E depois passarei por cima do seu corpo inerte
que os ignorantes chamam de defunto,
Mas que o nome científico é cadáver.

Anônimo? Augusto dos Anjos?

1 comment:

Alice Carvalho said...

Lembro-me muito bem de ouvir o meu pai proferir a brilhante citação atrelada a uma anedota sobre seu autor: Ruy Barbosa. Conta a história que o jurista, certo dia em sua casa, flagrou a ação de um ladrão de galinhas e argumentando sobre o delito disse: "Se falas por ignorância eu te perdôo.Mas se queres abusar da minha alta prosopopéia,Dar-te-ei um murro no alto de sua sinagoga,Deixar-te-ei mais baixo que o solo pátrio,
E depois passarei por cima do seu corpo inerte que os ignorantes chamam de defunto,Mas que o nome científico é cadáver".

Se é verdade? Não sei! Mas nem passava pelas nossas cabeças contestar o meu pai ou sair procurando a citação nas bibliotecas, já que internet naquela época nem era "palavra".

Um abraço,
Alice Carvalho.