Saturday, August 04, 2007

Texto 14: CHAYANOV, Alexander. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1974. p.1-132.

A apresentação é de Eduardo P. Archetti que articula de forma muito clara as principais hipóteses que diferenciam Marx e Chayanov no que diz respeito à dinâmica da produção camponesa.
Chayanov, na introdução desta obra, apresenta as principais correntes do pensamento econômico sobre o destino da agricultura, presentes na Rússia no início do século XX e que tiveram como substratos teóricos as teses marxistas e populistas. Ele se coloca na vertente denominada “Escola da Organização e Produção”, juntamente com Chelintsev, Makarov, Rybnikov e outros, que, dentre outras linhas de pesquisas, desenvolveram a polêmica “Teoria da Unidade Econômica Camponesa”. Essa teoria foi construída em função das novas formas de organização camponesa na transição do sistema feudal para o capitalista, momento em que foram implementadas políticas de acesso à terra, organização de cooperativas de produção e desenvolvimento e difusão de tecnologias, em especial, máquinas e implementos agrícolas.
A questão fundamental era que o desenvolvimento tecnológico e o seu conseqüente aumento de produtividade não era absorvido pela agricultura familiar camponesa de baixa renda que se esforçava, sob inúmeras formas, em manter-se na terra e preservar o espaço de subsistência, muitas vezes com inversões negativas em seus investimentos em relação à renda capitalizada. Essa forma de organização do trabalho se apresentava completamente diferente das formas empresariais. O autor encaminha duas hipóteses a serem confrontadas: a) a fictícia dupla natureza do camponês – trabalhador e empresário e, b) o conceito da unidade econômica familiar, cuja motivação é semelhante ao sistema de empreitada.
O primeiro capítulo se dedica ao estudo da família camponesa e a influência de seu desenvolvimento na atividade econômica, iniciando pelas leis que regem a constituição do camponês em sua unidade familiar com suas relações com o mercado organizado, sua terra de produção e a composição da mão-de-obra dentro e fora da propriedade, como elemento organizativo do processo de produção. Aproveitando os dados do censo de zemstvos, Chayanov analisa o tamanho da família russa, a relação de consumo e trabalho, a distribuição da faixa etária de seus membros e a relação de volume de trabalho com o tamanho da família. Apresenta o conceito de “diferenciação demográfica” que explica a distribuição de grupos camponeses segundo a área semeada como alternativa à categoria “diferenciação social” até então utilizada. Conclui mostrando a necessidade de se estudar outros fatores, além do papel do trabalhador familiar, para se determinar o tamanho da unidade econômica e a natureza da unidade econômica.
No segundo capítulo, o autor se propõe a discutir a medida da autoexploração de trabalho e o conceito de “benefício” na família camponesa. Define os produtos bruto e líquido e os “ingressos” de recursos sejam pelas atividades agrícolas ou não. Analisa a intensidade de consumo distribuição da força de trabalho familiar ao longo do ano. Como conclusão, afirma que o grau de autoexploração da força de trabalho se estabelece pela relação entre a medida da satisfação das necessidades e o peso do trabalho. Que a extensão da unidade doméstica de exploração é determinada pela relação entre as necessidades de consumo da família e a sua força de trabalho.
No terceiro capítulo (e último analisado neste trabalho), Chayanov aprofunda os princípios básicos da organização da unidade camponesa. Apresenta os fatores de produção (terra, capital e trabalho) de uma empresa agrícola e a lógica de maximização do lucro pelo empresário em função da otimização e da racionalidade empresarial. Diferentemente, a força de trabalho no campesinato sendo um componente fixo na composição da produção é definida pelo tamanho da família. O autor conclui que a força de trabalho numa unidade familiar de produção é definida pelo tamanho da família. Esta, por sua vez, determina o tamanho da atividade familiar, o nível geral da intensidade do trabalho e o grau de satisfação das necessidades para as condições específicas de um determinado mercado e dos demais fatores de produção disponíveis (terra e capital), além do próprio consumo da família.

2 comments:

Alexandre Vargas Pereira said...

Olá,

Caro amigo, necessitava desta obra de CHAYANOV - "La organization de la unidad económica campesina" - para iniciar uma tese de mestrado, mas não descortino em lado nenhum e muito menos o seu rasto. Não haverá a obra em on line que se possa aceder?
Agradeço desde já.
alexandrevpereira@hotmail.com

Unknown said...

Olá, necessito urgente deste texto CHAYANOV - "La organization de la unidad económica campesina". Desde já agradeço!! giovannibarillarif@gmail.com