Sunday, June 03, 2007

Texto 5: Para a crítica da Economia Política (Karl Marx)
Introdução de Jacob Gorender e Introdução e Prefácio à Crítica da Economia Política
Data: 26 de abril de 2007

1- Introdução de Jacob Gorender
O autor apresenta nesta introdução um breve resumo da Crítica da Economia Política de Marx, abordando os tópicos: “Da Alienação ao Valor-Trabalho”, “Materialismo Histórico e Método da Economia Política”, a “Teoria da Mercadoria e do Dinheiro”, “Os Elementos da Teoria dos Salários” e, por fim, “O Fetichismo do Capital”. No primeiro item, Gorender faz um passeio sobre a obra Marxista, as concepções filosóficas e políticas que provocaram a crítica e a formulação epistemológica do autor, tais como Say, Adam Smith, Ricardo, Hegel, Feuerbach e outros, além da influência de seu amigo e colaborador Engels na trajetória de construção teórica do Materialismo Histórico.
Gorender nos ajuda e entender tanto o Prefácio quanto a Introdução (Grundrisse) à Crítica da Economia Política uma vez que é neste material que encontramos de forma mais contundente, os caminhos do método dialético de Marx.

2- Introdução à Crítica da Economia Política (Grundrisse)
Marx nos apresenta alguns pontos importantes das teorias de Adam Smith, Ricardo e Rousseau para discutir as visões dos filósofos e economistas que o antecederam e que atribuíam ao homem individual a origem ou ponto de partida para a busca do conhecimento econômico e social da sociedade moderna. Marx dialoga com a visão de Proudhon que não considera a gênese histórica dessa construção social.
O autor define o campo de análise como sendo a “Produção” num determinado grau de desenvolvimento social e da produção de indivíduos, e trabalha no sentido de mostrar as determinações existentes em diferentes modos de produção. A seguir, Marx aborda a relação da produção com a distribuição, com a troca e com o consumo mostrando que estas categorias fazem parte de um mesmo processo no circuito do Capital e, dessa forma, devem ser analisadas de forma a se entender todas as relações entre suas partes. Como resumo, cito um texto que nos mostra a relação explícita entre produção e consumo: “O indivíduo produz um objeto e, ao consumi-lo, retorna a si mesmo, mas como indivíduo produtor e que se reproduz a si mesmo. Desse modo, o consumo aparece como um momento da produção”. Em seguida, ele nos mostra as demais relações entre os processos de produção, distribuição, troca, circulação e consumo, concluindo que estes processos não são “(...) idênticos, mas que eles são elementos de uma totalidade, diferenças dentro de uma unidade”.
Para terminar, o autor descreve de modo muito claro e conciso o Método da Economia Política ou Método Dialético que, segundo ele, é o método cientificamente exato. A partir daí, podemos entender que o concreto é a síntese de múltiplas determinações e que a dialética exige que se faça sempre o caminho do todo para as parte e das partes para o todo como forma de construir um novo conhecimento.
Na última parte do Grundrisse, Marx aborda as relações entre: Produção. Meios de produção e relações de produção e enumera uma série de temas que deveriam ser desenvolvidos, possivelmente, dentro da obra “O Capital”, e faz um breve comentário sobre a arte. A relação entre a arte grega e a obra de Shakespeare e busca relacionar a arte com o desenvolvimento social.

3- Prefácio
Neste texto, escrito em 1858 e janeiro de 1859, Marx nos apresenta, além do vasto currículo, seu pensamento sobre a mercadoria, a moeda (ou circulação simples) e o capital em geral. Apresenta duas sínteses que podem ser resumidas em: a) “O modo de produção condiciona o processo em geral de vida social, político e espiritual” e “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o se ser social que determina sua consciência”. =FIM=

1 comment:

raffaeldantas said...

Ficou legal o resumo, valeu. Me ajudou um pouco. Até +