Sunday, June 03, 2007

Texto 02 - GIDDENS, A. Sociologia, Madri:Alianza Editorial, 1995; p. 40-59 e p. 743-769

Universidade Federal de Pelotas
Pós-Graduação em Agricultura Familiar
Aluno: Antonio Maciel Botelho Machado

No primeiro texto Guiddens na introdução apresenta as principais questões atuais da sociologia e a define como o estudo da vida social humana, dos grupos e sociedade e vai apresentar exemplos para dar a idéia sobre sua natureza e objetivos.
De que trata a sociologia? E fornece alguns exemplos... “O amor e o matrimônio”; “Saúde e enfermidade” e “Crime e castigo”
Implicações: a natureza da sociologia
Nestes três exemplos de sentimentos humanos naturalmente dados estão impregnados de influência de fatores externos. A sociologia se centra muito especialmente na vida social no mundo moderno e suas mudanças.
Giddens fornece vários exemplos do fazer e do pensar sociológico, a saber: Sociologia e senso comum,; perguntas sociológicas: fatos, comparativos, de desenvolvimento e teorias;
Conseqüências previstas e imprevistas da ação humana – os propósitos de nossa conduta e as conseqüências imprevistas que esta produz.
Que nos podem ensinar a sociologia de nossas próprias ações?
Estrutura e ação
Desenvolvimento de uma perspectiva sociológica
A sociologia é uma ciência?
Sobre a objetividade – sobre o distanciamento na pesquisa e pensamento teórico. A objetividade tem haver com a métodos de observação e discussão.

A importância pratica da sociologia
a) A compreensão das situações sociais
b) Consciência das diferenças culturais
c) Valoração dos efeitos das políticas
d) O aumento do auto-conhecimento
e) O papel do sociólogo na sociedade
Cabe ao sociólogo defender de forma ativa e levar a efeito ações públicas de defesa a sua crenças de mudanças sociais? Deve ser neutro? Sociólogo deve tomar partido
Comentários finais:
A sociologia como disciplina em que deixamos de lado nossa concepção pessoal do mundo para mergulhar nas influências que conformam nossas vidas e a de outros.


O desenvolvimento da teoria sociológica
Guiddens apresenta os principais pensadores que deram início ao pensamento sociológico, a saber:
a) Comte, que cunhou a expressão “sociologia” buscava a sua diferença em relação à “física social”. Acreditava que a sociologia deveria apontar para o bem estar da humanidade. Planos para a sociedade francesa e sociedades humanas em geral

b) Durkheim, influenciado por Comte, o considerava especulativo. Para ser científica a sociologia deveria estudar fatos sociais. Fatos sociais estudados como coisas. Mesmo rigor que as ciências naturais aplica para fatos da natureza. Estava interessado em conhecer as mudanças que sofria a sociedade pós revolução industrial. Estudou a divisão social do trabalho como parte do fenômeno da industrialização. Vinculo das mudanças sociais rápidas que criavam transtornos – anomia.

c) Marx – nunca se considerou um sociólogo mas sua obra cobria muitas áreas do conhecimento. Criou a concepção do materialista da história. Para ele as mudanças sociais estavam relacionadas por influencias econômicas, que por sua vez estão relacionadas com conflitos de classes que constituem o motor do desenvolvimento histórico. Estudou o desenvolvimento do capitalismo. As classes sociais: a dominante, que é a detentora dos meios de produção e a classe trabalhadora que vende a sua força de trabalho, gerando um conflito de classes. No futuro, para Marx, o socialismo vai suplantar o capitalismo. Mesmo com a crise do socialismo (queda do muro) Marx continuará como fonte intelectual nas ciências sociais.

d) Weber – suas preocupações se estenderam a diversas disciplinas: economia, direito, filosofia e história. Estudou o desenvolvimento do capitalismo. Influenciado por Marx manteve posição crítica em muitos pontos (concepção materialista da história) e atribuía menos relevância aos conflitos de classe. Concluiu que certos aspectos da doutrina cristã tiveram muita influência no desenvolvimento capitalista. Trabalhou a questão da burocracia do estado. Para ele é errado pensar em se estudar as sociedades humanas da mesma forma que se estuda o mundo físico.

O autor apresenta diversos pensadores que seguiram os passos de seus antecessores na construção do pensamento e ciência sociológica. Georg Mead que destacou a centralidade da linguagem e dos símbolos na vida social humana – o interacionismo simbólico.
Talcott Parsons - Teórico americano Estudos da família, da burocracia, as profissões e a política.. Contribuiu no desenvolvimento do funcionalismo..
Claude Lévi-Strauss intyroduziu ono estruturalismo na sociologia.
Enfoques atuais: O funcionalismo, o estruturalismo, linguagem e significado; Estruturalismo e Semiótica; o interacionismo simbólico; Símbolos; Marxismo.

O autor na introdução apresenta as principais questões atuais da sociologia e a define como o estudo da vida social humana, dos grupos e sociedade e vai apresentar exemplos para dar a idéia sobre sua natureza e objetivos.
De que trata a sociologia? Alguns exemplos...
a) O amor e o matrimônio: O autor mostra que nem o amor nem sua associação com o matrimônio são características dadas ao ser humano, mas que estão conformadas por influencias sociais mais amplas.
b) Saúde e enfermidade: a concepção de doença como mau funcionamento físico não é compartilhado em todas as sociedades e tem entendimentos diferentes em diversos grupos religiosos.
c) Crime e castigo: Até a idade média as execuções de condenados eram precedidas de torturas e sofrimentos físicos. Hoje, os condenados são aprisionados como forma de controlar e disciplinar seu comportamento. A noção de reabilitação para o convívio social e cidadão.

Implicações: a natureza da sociologia
Nestes três exemplos de sentimentos humanos naturalmente dados estão impregnados de influência de fatores externos. A sociologia se centra muito especialmente na vida social no mundo moderno (criado por radicais mudanças das sociedades humanas).

A mudança no mundo moderno
Antes a maioria da população vivia no rural e produzia sua própria subsistência. Hoje a grande maioria reside em grandes centros urbanos e, somente uma minoria produz o alimento.
Não são mudanças apenas no aspecto externo de nossa vidas, são mudanças que mudam de forma radical nossas vidas cotidianas.
A sociologia teve seu início em pensadores que buscavam entender o impacto inicial das transformações que acompanharam a industrialização no ocidente e continua sendo a ciência que se ocupa da análise de sua natureza. Nosso mundo de hoje e diferente do período anterior. A tarefa da sociologia é a de ajudar a entender este mundo e seu futuro.

Sociologia e “sentido comum”
A prática da sociologia é a de obter conhecimentos sobre nós mesmos, a sociedade que vivemos e outras sociedades distintas da nossa no tempo e no espaço.
7 afirmativas falsas do senso comum e as 7 questões que o sociólogo formula sobre estas mesmas questões.
Cabe ao sociólogo perguntar se com respeito a qualquer das crenças sobre nós mesmos. , por mais parecidas que sejam.
Muito de senso comum vem da obra de sociólogos (aumento do divórcio após a segunda guerra). É necessária muita pesquisa para produzir material de ano em ano sobre as pautas do matrimônio e divorcio. O mesmo pode dizer-se de numerosas áreas do nosso conhecimento de senso comum.

Perguntas sociológicas: factuais, comparativas, de desenvolvimento e teóricas
Perguntas factuais
Como somos membros de uma sociedade temos um certo grau de conhecimento sobre as leis que as regulam. Mas é muito provável que o conhecimento do indivíduo é seja esquemático e incompleto. Muitos aspectos do delito e da justiça merecem um estudo sociológico.
Que formas de delinqüência é mais comum?
Que proporção de pessoas implicadas são detidas pelo polícia?
Quantas são consideradas culpadas e encarceradas?
As estatísticas oficiais não são confiáveis para indicar o real valor da atividade criminal.

Perguntas comparativas:
Uma pergunta comparativa poderia ser: Em que medidas variam as pautas de conduta delitiva e atividade policial entre ambos os países?

Perguntas teóricas:
A pesquisa dos fatos (empíricas) se ocupam do como se sucedem as coisas.
A sociolog não se trata de mera compilação de fatos. Temos de saber por que ocorrem e para faze-lo temos de aprender a fazer perguntas teóricas, a fim de conseguirmos interpretar corretamente os fatos descobrindo as causas de qq tema no qual se centre um estudo particular.

No comments: